
As pontes que dão acesso ao Quiriri e ao Quiriri de Baixo voltaram a ser afetadas pela força das águas na madrugada de domingo, na região de Pirabeiraba, em Joinville. O excesso de chuva aumentou o nível do rio Seco, fazendo com que a água quase encobrisse a ponte perto do pórtico.
Apesar de não comprometer a estrutura, a correnteza provocou o desmoronamento de uma área de terra em uma das cabeceiras. A passagem no local precisou ser sinalizada com fitas e cones porque os motoristas ficaram com menos espaço para atravessar o rio.
No Quiriri de Baixo, a situação também é ruim. A única ponte de acesso para cerca de 60 famílias já estava inclinada por causa das enchentes de março. Como parte da ponte ficou rebaixada, a água avançou sobre um trecho da estrutura e deixou o percurso ainda mais arriscado.
— A ponte já estava inclinada. Só que o nível do rio subiu e deixou ela quase toda encoberta. O pessoal acaba se arriscando na travessia porque ninguém quer fazer o desvio pela estrada de terra —, conta o morador da região Dirceu Bampi, 40 anos.
Conforme Dirceu, até caminhoneiros costumam fazer o trajeto, apesar da precariedade da estrutura. Enquanto esteve no local, na tarde deste domingo, a reportagem confirmou que a travessia da ponte no Quiriri de Baixo ainda é feita por pedestres, motociclistas e motoristas.
Após conferir a situação, a Defesa Civil informou que a ponte seria interditada. Desde que técnicos do órgão decretaram situação de emergência pela segunda vez, em março, a Prefeitura espera dinheiro para investir na reconstrução de pontes na cidade, incluindo as duas do Quiriri.
Bombeiros e policiais não registraram problemas em outros pontos da cidade.
