Segundo a pasta, a meta é imunizar 95% da população-alvo, que é de 202.083 crianças. Meninos e meninas menores de 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a doença. É necessário apresentar o cartão de vacinação da criança.
Além dos postos de saúde, a vacinação poderá ser realizada também em hospitais, escolas, shoppings, supermercados e centros e postos de saúde.
A campanha começou no dia 13 de junho e vai até o dia 15 de julho. Segundo a Secretaria de Saúde, 2.282 servidores da Secretaria, Polícia Militar e Detran vão trabalhar neste sábado durante a campanha.
Segundo o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no país ocorreu em 1989, na Paraíba. No DF, o último caso identificado foi em 1987. Em 1994, o país recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do vírus da doença.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes, alerta sobre a importância da vacina, mesmo com a erradicação da poliomielite no Brasil. "A doença pode voltar porque no mundo ainda tem [casos]. Coberturas altas impedem isso, por isso, nós temos que lutar para atingir uma cobertura alta", afirmou.
O Dia D da segunda fase da campanha acontece no dia 13 de agosto. Na ocasião, as crianças deverão ser novamente levadas aos postos de saúde para tomar outras duas gotinhas da vacina. A Secretaria de Saúde também vai vacinar crianças com até 6 anos de idade contra o sarampo na data.
O PORTAL F9 TE DAR DICAS SOBRE COMO VACINAR SEU FILHO ACESSE twitter.com/portalf9 e acompanhe as nossas dicas
