Cerca de 5,4 milhões de estudantes estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, que acontece em outubro. Outros 800.000 inscritos não poderão fazer a prova porque, embora tenham realizado a inscrição, não pagaram a taxa de 35 reais até a data limite estipulada pelo Ministério da Educação (MEC): 13 de junho.
Confira como as universidades adotam a nota do Enem
De acordo com a Agência Brasil, os números foram confirmados depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia responsável pelo Enem, recebeu as confirmações de pagamento do Banco do Brasil – instituição que recebia a taxa. Alunos da rede pública de ensino ou oriundos de família de baixa renda estavam isentos do pagamento.
O Enem 2011 será aplicado entre os dias 22 e 23 de outubro, às 13 horas, horário de Brasília. No primeiro dia de prova, os candidatos responderão a questões de ciências humanas e da natureza. Já no segundo dia, será a vez das provas de matemática, linguagens (português e língua estrangeira) e uma redação.
Tudo o que você deve saber sobre o Enem 2011
A realização do Enem é pré-requisito para o cadastro de estudantes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona candidatos para universidades federais e estaduais, além de institutos de educação superior. Quem deseja concorrer a uma das bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) também precisa realizar o Enem. O mesmo vale para a obtenção de financiamento junto ao Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies).
